OMD lança campanha de alerta para perigo de compra online de aparelhos dentários

Imagem da notícia: OMD lança campanha de alerta para perigo de compra online de aparelhos dentários

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) lançou uma campanha de alerta para os perigos de teleconsultas de ortodontia e compra de aparelhos dentários online, uma situação já reportada à Entidade Reguladora da Saúde, avançou em comunicado, esta terça-feira a Ordem.

A campanha, que abrange televisão, rádio e redes sociais, resultou da preocupação da OMD com a crescente oferta de serviços médico-dentários na Internet sem a intervenção do médico dentista, incluindo o autotratamento ortodôntico em que o doente coloca diretamente o aparelho.

Na campanha “inédita”, a Ordem alerta os doentes para as consequências graves destes procedimentos sem a presença física numa consulta de medicina dentária, sejam resultados de qualidade inferior, necessidade de tratamentos adicionais ou, nos casos mais graves, danos irreversíveis na saúde oral.

O procedimento envolve na maioria dos casos uma autoavaliação do próprio doente, por meio de fotografias do tipo “selfie” obtidas por telemóvel ou impressões realizadas pelo doente. Depois, são enviados os aparelhos que consideram mais adequados – geralmente alinhadores, uma das técnicas possíveis, entre outras, em ortodontia – diretamente para o doente por correio mediante o pagamento de uma verba. A monitorização do progresso do tratamento ocorre, maioritariamente ou exclusivamente, sem contacto físico do médico dentista com o doente.

Miguel Pavão, bastonário da OMD, avisa que “na grande maioria das situações relacionadas com a medicina dentária, incluindo o tratamento ortodôntico, é necessária uma interação presencial para garantir a segurança do doente. Por outro lado, e em conformidade com as boas práticas clínicas, a evidência científica e a atual formação do médico dentista na área da ortodontia, é fundamental que os julgamentos clínicos em que se baseia uma proposta de tratamento ortodôntico sejam fundamentados numa avaliação completa da saúde oral do doente. E, atualmente, não há substituto efetivo para um exame clínico físico como base para essa avaliação“.

A OMD lembra que o tratamento ortodôntico é, na sua essência, uma intervenção médica sobre o sistema estomatognático, pelo que deve ser realizado exclusivamente por um médico dentista qualificado na área da ortodontia.

Qualquer tratamento ortodôntico tem de ser precedido por um exame clínico completo do doente por um médico dentista e os resultados dos exames têm ser avaliados de modo a permitir um quadro de tratamentos adequado, identificando contraindicações ou riscos do tratamento.

Qualquer tratamento ortodôntico requer controlo clínico regular e presencial. É fundamental não só avaliar a evolução do tratamento, mas também detetar precocemente possíveis complicações, tal como movimentos dentários indesejáveis, reabsorção das raízes, problemas que afetam as gengivas e o suporte dos dentes ou outras patologias intraorais.

Os tratamentos ortodônticos enquadram-se na definição legal de medicina dentária, pelo que só podem ser realizados por médicos dentistas que estejam inscritos na Ordem.

O bastonário aconselha os doentes a conhecerem o nome profissional do médico dentista responsável pelo tratamento e a garantir que têm contacto direto com o profissional.

Cabe ao médico dentista responsável pelo tratamento, e no âmbito da sua liberdade de juízo clínico, assegurar formas de comunicação diretas e eficazes com os doentes, bem como explicar as vantagens e riscos das opções de tratamento disponíveis, e obter um consentimento informado, que seja válido tanto no início como durante todo o tratamento.

Em todos os casos, o médico dentista responsável pelo tratamento deve elaborar e manter um registo clínico completo do doente.

O bastonário afirma que “o auto-tratamento ortodôntico e o tratamento remoto de doentes neste âmbito, poderão, dependendo da situação clínica do doente, não contribuir para atingir o resultado de tratamento expectável.”

19 Janeiro, 2022
AtualidadeMedicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Montellano celebra 25 anos no Porto

A Montellano iniciou há 25 anos o seu projeto na cidade do Porto. Vitor Ferro, diretor de Marketing da Montellano está orgulhoso deste marco e afirma que toda a equipa está de parabéns.

Ler mais 7 Julho, 2025
Atualidade

SMDSP e ANJOP lançam Observatório de Saúde Ocupacional

O Sindicato dos Médicos Dentistas do Setor Público e Social Português (SMDSP), em parceria com a Associação Nacional de Jovens Psicólogos (ANJOP), lançou o Observatório de Saúde Ocupacional, um novo instrumento que pretende monitorizar e avaliar, regularmente, as condições de trabalho e a saúde ocupacional dos médicos dentistas do setor público e social em Portugal.

Ler mais
Medicina dentária

MALO CLINIC e Ivoclar estabelecem parceria

As duas empresas decidiram unir esforços para redefinir a investigação, o desenvolvimento e a formação em medicina dentária moderna, com o objetivo de criar soluções integradas que promovam cuidados dentários mais eficientes, estéticos e centrados no paciente, combinando a excelência científica com a experiência clínica prática.

Ler mais 3 Julho, 2025
AtualidadeMedicina dentária